terça-feira

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

-livros, artigos, dissertações, monografias, pesquisas, comunicações-

Aguiar, Kalyna. “Autonomia do Arte-Educador: Licenciatura em Educação Artística – um processo em Construção” , Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 1997.

Aguiar, Kalyna, Carvalho, Arnaldo e Sena, Wladmir. “Química para o Público - um show teatralizado para divulgar e desmistificar a Química” , Fortaleza, 41º SBPC, 1989.

Aguiar, Kalyna. (orientadora) ,“Creches Municipais do Recife: Dimensão Lúdica do Projeto de Animação Cultural” de Régia Dalva Lopes Ferreira, Olinda, FUNESO, 1999.

Aguiar, Kalyna. Gestão Ambiental, Educação e Trabalho” (pesquisa), Baixo/Médio São Francisco, Programa Xingo – Instituto Xingo, 1998.

Almeida, Marilene “Panorama dos Salões de Arte de Pernambuco” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Arrais, Isabel Concessa.“O uso da máscara no teatro” (monografia), Recife, D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco,1988.

Austermam, Jurandir F. “A força dramática e comunicativa do folguedo bumba-meu-boi” (monografia), Recife, D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco,1986.

Barbosa, Fernando Lúcio.“Desenho: introdução a uma linguagem universal” (monografia), Recife, D.T.A, Universidade Federal de Pernambuco,1988.

Bartolomeu, Carlos S. “Testemunho de Atores: Panorama do teleteatro da TV Jornal do Commercio 1960-1967” (pesquisa), João Pessoa, Universidade Federal da Paraiba, 1999.

Bartolomeu, Carlos S.Teleteatro:o Espetáculo e o Público” , Recife, Ribalta, Ano I, nº 4, 2000.

Bigi, R. Aquino “Aspects of the Comic Structure in Moliér’s Les Préciuences Ridicules”, Investigações, vol. 8, julho 1998, p. 25 – 40.

Bigi, R. Aquino.“Para lembrar Jean Anonilth”, Recife, Revista Arte comunicação, vol.1, números 5 – 6, Dezembro 1998 – 1999, p. 273 – 278.

Bigi, Ricardo A. (orientador) “O teatro em Pernambuco” (pesquisa), Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Bigi, R. Aquino. “Teatro Brasileiro; alguma reflexão, apontamentos e muitas notas sobre a parada cultural do ser e não ser”, Revista Arte ComunicaçãO. Recife, Editora Universitária da UFPE, 1998/99, v.4/5, n.5/6.

Camarotti, Marco A. “Diário de um corpo a corpo pedagógico” – Recife: UFPE, 1999.

Camarotti, Marco A. “A linguagem do teatro infantil” – São Paulo: Loyola, 1984.

Camarotti, Marco A. “Resistência e voz: O teatro do povo do nordeste” – Rio de Janeiro: Caliban (prelo).

Camarotti, Marco A. “A Propósito de Diminutivos”, Revista da Anarte nº2 – J. Pessoa - PB, 1985.

Camarotti, Marco A. “Algumas Considerações Acerca da Questão Teatro Amador/Teatro Profissional – I, II, III”, Jornal do Commercio – Recife-PE, 30.06.1985/07.07.1985/14.07.1985.

Camarotti, Marco A. “Animation, Affirmation, Anarchy: Folk Performance in Brazil”, New Theatre Quartely, vol. XIV, Part 2 (NTQ 54) – Cambridge-Inglaterra, 1998.

Camarotti, Marco A. “Arte-Educador e Organização Política”, Informativo Moderno Cultural,

nº 4 – Recife-PE, Novembro/1985.

Camarotti, Marco A. “E o Trágico Fez-se o Cômico: A Farsa no Teatro de Nelson Rodrigues”,

Investigações/PPGL-UFPE, vol.8 – Recife-PE.

Camarotti, Marco A. “Moliére no Contexto do Teatro Clássico Francês”, Investigações/PPGL-UFPE, vol.10 – Recife-PE, 1999.

Camarotti, Marco A. “O Arte-Educador e a Escola”, Revista Arte Comunicação/UFPE, vol. 1, nº4 – Recife-PE 1997.

Camarotti, Marco A. “O Que Há com o Teatro Infantil?”, Jornal do Commercio – Recife-PE, em 28.07.1985.

Camarotti, Marco A. “O Realismo Mágico em” El Reino de Este Mundo “, Caderno Omega/ UFRPE, vol. 1- Recife-PE, 1985”.

Camarotti, Marco A. “Produção Cultural de Pernambuco: O Começo de um Novo Momento”, Jornal do Commercio – Recife-PE, em 23.06.1985.

Camarotti, Marco A. “Razões e Objetivos de uma Experiência de Teatro Infantil”, Revista da Anarte nº1 – João Pessoa-PB, 1984.

Camarotti, Marco A. “Teatro Infantil: com ou para Crianças?”, Revista Arte Comunicação/

UFPE, vol.1, nº5-6 – Recife, 1998/1999.

Camarotti, Marco A. “A adequação da linguagem no teatro infantil” (pesquisa).

Camarotti, Marco A. “A encenação do drama circense” (pesquisa).

Camarotti, Marco A. “Natureza, origens e relevância do teatro do povo do nordeste” (pesquisa).

Camarotti, Marco A.Pátio da fantasia: Uma experiência de teatro com crianças deficientes visuais, auditivas, mentais e crianças hospitalizadas” (pesquisa).

Gouveia, Ana Elizabete. “Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra de Daniel Santiago” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Guerra, Fernando. “Alguns Aspectos da Arte Contemporânea” , Recife, Editora Universitária da UFPE, 1995.

Guerra, Fernando. “A Respeito do Nosso Patrimônio Histórico-Cultural” , Revista da SBPC, nº 41, fevereiro, 1989.

Guerra, Fernando. “O Barroco na Matriz de Antonio Dias. MG”, Recife, J. do Commercio, 1991.

Guerra, Fernando. “A Restauração dos Guararapes” , Recife, J. do Commercio, 1991.

Guerra, Fernando. “Subdesenvolvimento Cultural” , Recife, J. do Commercio, 1991.

Guerra, Fernando. “Olinda Barroca e Romântica”, Recife, Diário de Pernambuco, 1992.

Guerra, Fernando. “Perspectiva Cultural” , Recife, Jornal do Commercio, 1993.

Guerra, Fernando. “Dubrovnik: um patrimônio sob fogo cerrado”, Recife, J.do Commercio, 1993.

Guerra, Fernando. “A preservação de Casa Forte” , Recife, Jornal do Commercio, 1995.

Guerra, Fernando. “Patrimônio Depredado” , Recife, Jornal do Commercio, 1997.

Guerra, Fernando. “O nordeste barroco: fundamentos sobre a euforia da reconstrução do século XVIII” (pesquisa), Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Leite, João Denys A . “Teatro Brasileiro: morte apolínea, contradições e probabilidades de ressurreição dionisíaca”, Lisboa, Revista Setepalcos, Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral: Ministério da Cultura de Portugal, vol. 1, nº 1, 1996.

Leite, João Denys A . “De Ubu Rei às Bacantes: uma usina de sonho, razão e paixão” Recife, Revista Arte e Comunicação, Editora Universitária da UFPE, v.1, nº 4, 1997.

Leite, João Denys A . “Deus Danado” (texto teatral). Natal: Bastidores, 1998.

Leite, João Denys A . “Teatro Brasileiro: alguma reflexão, apontamento e muitas notas sobre a parada cultural do ser e não ser” Recife, Revista Arte e Comunicação, Editora Universitária da UFPE, vol. 4/5, nº 6, 1998.

Leite, João Denys A . “O teatro de Joaquim Cardozo: uma engenharia de luz para a

contemporaneidade”, Recife, Suplemento Cultural, Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Ano XII, Agosto, 1997.

Leite, João Denys A . O interior da matéria”, Recife, Catálogo “Relicários” de Sebastião Pedrosa, GCL Gráfica e Editora Ltda, 1998.

Leite, João Denys A .e Britto, J. Muniz. “Arrecife de Desejo” - Rio de Janeiro: Editora Leviatã, 1994.

Leite, João Denys A . e Britto, J. Muniz. “Orf’eus”, Rio de Janeiro, Editora Blocos, 1995.

Leite, João Denys A . “Dia do Desvelamento/Noite de Transfiguração: A força viva do teatro de Joaquim Cardozo” (pesquisa), Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Lisboa, Ana Elizabeth .“Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra de Eudes Mota” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Lima, Marcondes G. “O teatro de bonecos – o riso com instrumento de educação” (monografia), D.T.A , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1989.

Lima, Marcondes G. “ Sobre os espaços de nossa celebração” , Blumenau, Revista O Teatro Transcendente, FURB, nº 6, 1997.

Lima, Marcondes G. “A Bauhaus e o Teatro de Formas Animadas” , Recife, Suplemento Cultural, Companhia Editora de Pernambuco, nº 6, 1994.

Lima, Marcondes G.“Além da Supermarionete”( texto didático),Recife, DTA/ LAC, Universidade Federal de Pernambuco, 1977.

Lombardi, Lúcio C. “Linguagem Teatral – o distanciamento no teatro de Berthold Brecht” (monografia), D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1986.

Martins, Rose Mary A.A produção cultural amadora – uma experiência em Recife” (monografia),

D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988.

Melo, Suely M. Cisneiros.“Cerâmica Popular em Pernambuco” (monografia), D.T.A ,

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988.

Motta, Gilson. “Teatro brasileiro e o teatro português: relações interculturais”. (pesquisa) Teatro brasileiro e teatro português nos anos 40:uma análise comparativa entre o Teatro dos Estudantes do Brasil e o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, Instituto Camões e as Casas de Fronteira e Alorna, 1996.

Motta, Gilson e Chiaradia, Filomena.“Paschoal Carlos Magno: Vida e obra” (pesquisa), Rio de Janeiro, Fundação de Artes Cênicas (FUNDACEN), 2000.

Motta, Gilson. “O que é Trágico? A questão da Arte em Nietzsche” , Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, XII, 168p., 1995.

Motta, Gilson. “Uma análise da criação artística a partir de uma interpretação da noção

Nietzschiana de crueldade” , (pesquisa) Rio de Janeiro, IFCS/UFRJ, 2000.

Motta, Gilson. “Criação e crueldade em Nietzsche”, Rio de Janeiro, IN TRAMA (Revista dos Pós-Graduados em Filosofia pela UERJ), nº 8, Inverno, p. 94-111, 1997.

Motta, Gilson . “Teatro dos Estudantes do Brasil (TEB) e o Teatro dos Estudantes daUniversidade

de Coimbra (TEUC): Aspectos da modernização do teatro em Portugal e no Brasil” , Rio de Janeiro, IN CONVERGÊNCIA LUSÍADA, Revista do Real Gabinete Português de Leitura, nº 16, p. 127-138, 1999.

Nino, Mª do Carmo “Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra do Grupo Camelo” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Distel – a construção de uma obra com estrutura em abismo” (pesquisa),

D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Interface entre Gravura e Fotografia Digital” (pesquisa), D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Projeto individual de Pesquisa Plástica: Pontos de Encontro em um Espaço Virtual: carrefours foto/info gráficos” (pesquisa), D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Processos de Distanciamento – nas Artes Plásticas Contemporânea” (pesquisa), D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Pedra, Helena (org.) vários autores.“Subsídios para a organização da prática pedagógica nas escolas – Educação Artística”, Recife, 1ª Edição, SECE, 1992.

Pedra, Helena “IAC, uma intervenção no Recife Antigo”. Revista Conselho de Políticas Culturais Municipais para o Mercosul, Porto Alegre, 1995.

Pedra, Helena e Campos, Célia M. “Verão no Campus: um projeto interativo”, Lisboa, RILP, Associação das Universidades de Língua Portuguesa, 1996

Pedra, Helena. “A história da dança para crianças” (monografia), D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1986.

Pedra, Helena. (orientadora), “Galeria Vicente do Rego Monteiro: Uma Proposta Plural” (monografia), de Santuzza Bandeira, Recife, Fundação Joaquim Nabuco e UFPE,1998.

Pedra, Helena. (orientadora), “Maracatu de Baque Solto: Uma Política de Ação Cultural” (monografia), de Damiana Crivellare, Maria da Graças Lins, Zélia Maria Mendes, Recife, Fundação Joaquim Nabuco e UFPE,1998.

Pedra, Helena. (orientadora) “Kultura Brazyl: Uma Revista Em Comunicação Permanente e Plural” (monografia), de Ivana Maria de Moura, Fundação Joaquim Nabuco e UFPE Recife, 1998.

Pedra, Helena. (orientadora) “Oficinas de Montagem, Núcleos Formadores de um Teatro Contemporâneo” (monografia), João Luis de Moura, Marcos Vinícius de Pinho, Recife,Fundação Joaquim Nabuco e UFPE, 1998.

Pedra, Helena “Cidadania Cultural: nichos na pós-modernidade”, artigo publicado na WEB, Mercocultura, Recife, em 10.6.2000;

Pedra, Helena “Cidadania Cultural: desafios no governo petista”, Folha PE, Recife, dez 2000;

Pedra, Helena , Subsídios a política Cultural”, texto didático,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra , Helena “Ciência da política Cultural”, ”, texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Sistemas de Produção Cultural”, texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Avaliação do Projeto Cultural” , texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra ,Helena “Ação Cultural: historicidade”, texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Política Cultural e Pos-modernidade” , texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Cidadania Cultural” ”, texto didático , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Arte Pública”, texto didático , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.

Pedra, Helena “Cultura e Ensino: uma práxis em Artes Plásticas, Universidade federal de Pernambuco, 2001

Pedrosa, Sebastião G. “Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra de Roberto Lúcio” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Pedrosa, Sebastião G. “Consolidação do Laboratório Oficina Guaianases de Gravura” (pesquisa), Recife, D.T.A, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Pedrosa, Sebastião G. “The Influence of English Art Education upon Brazilian art Education, from 1941”; tese de doutorado realizado na University of Central England in Birmingham, Inglaterra, 1993.

Pedrosa, Sebastião G.A Noção de Memória como Reconstrutora de Poéticas Visuais”, Recife XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário; Departamento de Antropologia da UFPE. Outubro de 2000.

Silva, Walter F. “Introdução a Iluminação Cênica” (monografia), Recife, D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco,1986.

Vasconcelos, Rosa M. B. “Rendas de agulha – rendas de bilro” (monografia), Recife, D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 1988.