sábado

QUEM SOMOS

DEPARTAMENTO DE TEORIA DA ARTE

ADMINISTRAÇÃO

Chefe do Departamento
Prof. Dinauro Esteves Filho
Vice-Chefia
Profª Ana Elisabete de Gouveia
Secretária do Departamento
Silvana Amélia de Lyra
Davi José de Figueiredo - Aux. Administrativo


ENSINO

Coordenador de Artes Plásticas
Profº Sebastião Gomes Pedrosa
Secretária da Coordenação de Artes Plásticas
Laudicéia Luizines Cavalcanti
Curadora da Galeria de Arte Capibaribe
Profª Marilene Melo de Almeida

Coordenadora de Artes Cênicas

Profª Rose Mary de Abreu Martins
Secretária da Coordenação de Artes Cênicas
Maria do Carmo Santos Souza
Laboratório de Artes Cênicas
Regina Botelho Barreto Campello

Coordenador de Monitoria
Prof° Marcondes Gomes Lima
Coordenadora de Estágios
Profª Kalyna de Paula Aguiar

PÓS-GRADUAÇÃO

Coord. da Comissão de Pós-Graduação
Profª Madalena de Fátima Zaccara Pekala
Coordenadora de Especialização
Profª Izabel Concessa Pinheiro de Alencar Arrais
Vice-Coordenador de Especialização
Profº Arnaldo José de Siqueira Júnior

CURSOS DE EXTENSÃO

Secretário Cursos de Extensão
Roberto José do Couto Soares
Marcelo Bezerra da Silva - Prod. Cultural
Ivanilza Tavares de Lima - Auxiliar Cursos


CORPO DOCENTE

- Ana Elisabete de Gouveia – betegouveia@hotmail.com
- Ana Elizabeth Lisboa - analisboa333@ig.com.br
- Arnaldo José de Siqueira Júnior – arnaldosiqueira@bol.com.br
- Carlos Bartolomeu Silveira da Silva - carlosbart@uol.com.br
- Dinauro Esteves Filho – Dinauro.Esteves@terra.com.br
- Fernando Antonio Guerra de Souza
- Fernando Lúcio de Lima Barbosa
- Izabel Concessa P. Alencar Arrais – belarrais@ig.com.br
- João Denys de Araújo Leite - joaodenys@superig.com.br
- José Francisco de Paula Cavalcanti Filho
- Kalyna de Paula Aguiar – kaguiar@oi.com.br
- Madalena de F. Zaccara Pekala – madazaccara@gmail.com
- Marcelo de Farias Coutinho - nenhures@uol.com.br
- Marcondes Gomes Lima – lima.marcondes@gmail.com
- Maria do Carmo de Siqueira Nino - carmonino@ibest.com.br
- Marilene Melo de Almeida – marimalmeida05@yahoo.com.br
- Mário Sette
- Paulo T. de Andretti Michelotto - michelotto@australia.edu
- Ricardo Bigi de Aquino – ricardobigi@bol.com.br
- Rose Mary de Abreu Martins – rmam17@gmail.com
- Sebastião Gomes Pedrosa – sgpedrosa@yahoo.com.br
- Suely Cisneiros Muniz
- Walter Ferreira da Silva - walterferreira@gmail.com

sexta-feira

ÁREAS DO CONHECIMENTO

O Departamento e sua área de atuação

O Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, aglutina hoje 11 áreas de conhecimento e atende diretamente a dois cursos de graduação da UFPE, Licenciatura em Educação Artística / Artes Cênicas, Licenciatura em Educação Artística / Artes Plásticas.

Estão sob sua jurisdição:

Laboratório de Artes Cênicas – LAC
Laboratório de Artes Plásticas – LAP
Teatro Milton Baccarelli
Galeria de Arte Capibaribe
Oficina Guaianases
Atelier Benfica

Atende, ministrando disciplinas aos cursos da UFPE:

Arquitetura
Biblioteconomia
Letras
Música
Publicidade e Propaganda
Jornalismo
Radialismo
Projeto do Produto
Programação Visual
Educação Artística Artes Cênicas
Educação Artística Artes Plásticas
Licenciatura em Desenho e Plástica

Oferece disciplinas distribuídas nas áreas:

Teoria da Arte
Técnica de Representação Gráfica
Teoria e Prática dos Materiais
Elementos Visuais e Sonoros do Espetáculo
Técnica Vocal
Teoria da Comunicação
Fundamentos da Arte Educação
Expressão Plástica
Prática de Teatro
Dança
Teoria do Teatro

quinta-feira

GRADUAÇÃO

Cursos: Artes Plásticas / Artes Cênicas




Licenciatura em Artes Plásticas

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

O currículo do curso de Licenciatura em Educação Artística, foi planejado com uma carga horária de 2685 horas/ aulas para o Curso de Licenciatura em Educação Artística Plena em Artes Cênicas e 2745 horas/aulas para o Curso de Licenciatura em Educação Artística Plena em Artes Plásticas, distribuídos em oito semestres com uma duração mínima de quatro anos.

O currículo tem por objetivo dar um embasamento teórico e prático a partir das oficinas das diversas formas de expressão, num crescente aprofundamento na linguagem específica e nos seus processos pedagógicos.

A grade curricular será composta de:

A- DISCIPLINAS NUCLEARES

B- DISCIPLINAS ESPECÍFICAS comuns às habilitações - A.CÊNICAS e A.PLÁSTICAS.

C - DISCIPLINAS ESPECÍFICAS de cada habilitação

D- DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

GRADE CURRICULAR

A - DISCIPLINAS NUCLEARES

- História das Artes
- Metodologia do Estudo
- Estudo dos Problemas Brasileiros
- Educação Física

B- DISCIPLINAS ESPECÍFICAS comuns às habilitações - ARTES CÊNICAS e ARTES PLÁSTICAS.

- Português
- Oficina de Plástica
- Oficina de Cênica
- Oficina de Música
- Oficina de Desenho Livre
- Oficina de Dança
- Oficina de Dramaturgia
- Estética
- Folclore Brasileiro
- Fundamentos da Expressão e Comunicação
- Fundamentos da Arte-Educação
- Animação Cultural
- Cultura Brasileira 1
- Sociologia da Arte

C - DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE ARTES PLÁSTICAS

- Desenho Geométrico A
- Desenho Geométrico B
- Expressão Plástica em Superfície
- Expressão Plástica em Volume
- Pesquisa e Criação com Argila
- Pesquisa e Criação em Madeira
- Pesquisa e Criação em Materiais diversos
- Gravura 1
- Gravura 2
- Iniciação às Técnicas da Pintura
- Iniciação às Técnicas da Estamparia
- Fundamentos da Linguagem Visual 1
- Fundamentos da Linguagem Visual 2
- História das Artes Plásticas
- História das Artes Plásticas Brasileiras
- Expressão Fotográfica
- Metodologia das Artes Plásticas
- Expressão Plástica Infantil

D - DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

- Didática
- Introdução à Educação
- Estrutura e Funcionamento do Ensino 3
- Prática de Ensino das Artes Plásticas 1
- Prática de Ensino das Artes Plásticas 2
- Psicologia da Educação 6
- Psicologia da Educação 7
- Psicologia da Educação 8



Licenciatura em Artes Cênicas

O currículo do curso de Licenciatura em Educação Artística, foi planejado com uma carga horária de 2685 horas/ aulas para o Curso de Licenciatura em Educação Artística Plena em Artes Cênicas e 2745 horas/aulas para o Curso de Licenciatura em Educação Artística Plena em Artes Plásticas, distribuídos em oito semestres com uma duração mínima de quatro anos. O currículo tem por objetivo dar um embasamento teórico e prático a partir das oficinas das diversas formas de expressão, num crescente aprofundamento na linguagem específica e nos seus processos pedagógicos. A grande curricular é composta de: DISCIPLINAS NUCLEARES; DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (comuns às Habilitações - A.Cênicas e A.Plásticas) ; DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (de cada habilitação) e DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

GRADE CURRICULAR

A - DISCIPLINAS NUCLEARES

- História das Artes
- Metodologia do Estudo
- Estudo dos Problemas Brasileiros
- Educação Física

B - Disciplinas do TRONCO COMUM às habilitações: Artes Cênicas e Artes Plásticas

- Português
- Oficina de Plástica
- Oficina de Cênica
- Oficina de Música
- Oficina de Desenho Livre
- Oficina de Dança
- Oficina de Dramaturgia
- Estética
- Folclore Brasileiro
- Fundamentos da Expressão e Comunicação
- Fundamentos da Arte-Educação
- Animação Cultural
- Cultura Brasileira 1
- Sociologia da Arte

C - DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE ARTES CÊNICAS

- História do Teatro
- História do Teatro Brasileiro
- Introdução ao Teatro
- Expressão Corporal
- Danças de Salão
- Danças Folclóricas
- Evolução da Dança
- Interpretação l
- Interpretação 2
- Interpretação 3
- Técnica Vocal 3
- Técnica Vocal 4
- Cenografia 1
- Indumentária
- Maquillage
- Iluminação
- Encenação 1
- Encenação 2
- Literatura Dramática
- Técnicas de Teatro 1
- Técnicas de Teatro 2
- Metodologia do Teatro
- Sonoplastia para Teatro
- Metodologia da Encenação

D - DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

- Didática
- Introdução à Educação
- Estrutura e Funcionamento do Ensino 3
- Prática de Ensino das Artes Cênicas 1
- Prática de Ensino das Artes Cênicas 2
- Psicologia da Educação 6
- Psicologia da Educação 7
- Psicologia da Educação 8

quarta-feira

PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO

Pós – Graduação

Especialização em Ensino da Arte

Requisitos/ critérios exigidos/ adotados:

Os candidatos devem apresentar certificados de conclusão em licenciatura em artes ou em quaisquer outras áreas. Os não licenciados em artes devem apresentar, também, comprovação que lecionam artes no ensino fundamental, médio, 3º grau ou em projetos de arte-educação, com exceção dos licenciados em pedagogia. Para inscrição: preencher ficha de inscrição completa e apresentar certificado de 3º grau em licenciatura, histórico escolar, currículo atualizado, com documentos de comprovação autenticados e pagamento da taxa de inscrição. Os licenciados em fase de conclusão do curso devem apresentar declaração de prováveis concluintes, em sendo selecionados, deverão apresentar certificado de conclusão no ato da matrícula.

Público:

Professores de Educação Artística e demais licenciados que desenvolvam experiências no ensino da arte.

Dias e Horários das aulas:

Terça, Quarta, Quinta-feira das 18h00 às 22h00

Sábados de 09h00 às 12h00

Professores:

Arão Nogueira Santana [ UFMA ]

Carlos Bartolomeu

Fernando Lúcio

Izabel Concessa

João Denys

Kalyna

Luciman Bello P. Frange

Marcia Rodríguez Mendonça

Marco Camarotti

Marcondes Lima

Madalena Zaccona

Maria do Carmo Nino

Neide de Castro Veneziano Monteiro [ UNICAMP ]

Paulo Marcondes F. Soares

Ricardo Bigi

Rosa Vasconcellos

Sebastião Pedrosa

Sheila Diab Maluf [ UFAL ]

Vera Lourdes Pestana Rocha [ UFRN ]

Coordenação:

Izabel Concessa

Calendário:

Inscrições: 18 de agosto a 22 de setembro

Taxa de inscrição: R$ 11,00

Seleção: Entrevistas e Análise de currículos

Matrícula: Taxa R$ 160,00

Mensalidade: R$ 160,00

Período: Nov/2003 a Nov/2004



Pós – Graduação

Mestrado em Artes Cênicas

O Convênio entre a UFPE e a UFBA, tem por objeto a cooperação técnico-científica e pedagógica entre as duas universidades com vistas a realização do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas a nível de Mestrado, visando a capacitação de docentes da UFPE e o desenvolvimento de pesquisas na área objeto deste Convênio. Funcionará no primeiro semestre de 2001 na UFBA e os três semestres complementares na UFPE, o PPGAC oferecido pela UFBA, foi aprovado pela Câmara de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa do Conselho de Coordenação da UFBA em janeiro de 1997 e suas atividades didáticas iniciadas em agosto, tendo sido recomendado pela CAPES em dezembro do mesmo do ano, o PPGAC/UFBA, oferece cursos a nível de Mestrado e Doutorado, com área de concentração - Artes Cênicas e subáreas de conhecimento: Teatro e Dança.

As atuais linhas de pesquisa são:

Etnocenologia e Matrizes Culturais

Encenação e Recepção do Espetáculo

O PPGAC/UFBA disponibilizou três vagas para o primeiro grupo de docentes do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE, efetivar sua capacitação a nível de Mestrado nas subáreas de concentração Teatro e Dança, com as seguintes propostas:

As disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2001 pelo PPGAC/UFBA são:

· Disciplinas Obrigatórias:

TEA 501 - Pesquisa em Artes Cênicas - 60h - 4 créditos

DAN501 - Seminários Avançados I - 60h - 4 créditos

· Disciplinas Optativas:

TEA 514 - Trabalho Individual Orientado (tendo como nota referência a ETNOCENOLOGIA)

· Atividades Obrigatórias

TEA 791 - Projeto de Dissertação

DAN 793- Seminário de Andamento


Contatos / Informações:

Departamento de Teoria da Arte

Tel/ Fax: . 81. 21268309 / 21268755

E-mail: artes.ufpe@bol.com.br


terça-feira

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

-livros, artigos, dissertações, monografias, pesquisas, comunicações-

Aguiar, Kalyna. “Autonomia do Arte-Educador: Licenciatura em Educação Artística – um processo em Construção” , Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 1997.

Aguiar, Kalyna, Carvalho, Arnaldo e Sena, Wladmir. “Química para o Público - um show teatralizado para divulgar e desmistificar a Química” , Fortaleza, 41º SBPC, 1989.

Aguiar, Kalyna. (orientadora) ,“Creches Municipais do Recife: Dimensão Lúdica do Projeto de Animação Cultural” de Régia Dalva Lopes Ferreira, Olinda, FUNESO, 1999.

Aguiar, Kalyna. Gestão Ambiental, Educação e Trabalho” (pesquisa), Baixo/Médio São Francisco, Programa Xingo – Instituto Xingo, 1998.

Almeida, Marilene “Panorama dos Salões de Arte de Pernambuco” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Arrais, Isabel Concessa.“O uso da máscara no teatro” (monografia), Recife, D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco,1988.

Austermam, Jurandir F. “A força dramática e comunicativa do folguedo bumba-meu-boi” (monografia), Recife, D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco,1986.

Barbosa, Fernando Lúcio.“Desenho: introdução a uma linguagem universal” (monografia), Recife, D.T.A, Universidade Federal de Pernambuco,1988.

Bartolomeu, Carlos S. “Testemunho de Atores: Panorama do teleteatro da TV Jornal do Commercio 1960-1967” (pesquisa), João Pessoa, Universidade Federal da Paraiba, 1999.

Bartolomeu, Carlos S.Teleteatro:o Espetáculo e o Público” , Recife, Ribalta, Ano I, nº 4, 2000.

Bigi, R. Aquino “Aspects of the Comic Structure in Moliér’s Les Préciuences Ridicules”, Investigações, vol. 8, julho 1998, p. 25 – 40.

Bigi, R. Aquino.“Para lembrar Jean Anonilth”, Recife, Revista Arte comunicação, vol.1, números 5 – 6, Dezembro 1998 – 1999, p. 273 – 278.

Bigi, Ricardo A. (orientador) “O teatro em Pernambuco” (pesquisa), Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Bigi, R. Aquino. “Teatro Brasileiro; alguma reflexão, apontamentos e muitas notas sobre a parada cultural do ser e não ser”, Revista Arte ComunicaçãO. Recife, Editora Universitária da UFPE, 1998/99, v.4/5, n.5/6.

Camarotti, Marco A. “Diário de um corpo a corpo pedagógico” – Recife: UFPE, 1999.

Camarotti, Marco A. “A linguagem do teatro infantil” – São Paulo: Loyola, 1984.

Camarotti, Marco A. “Resistência e voz: O teatro do povo do nordeste” – Rio de Janeiro: Caliban (prelo).

Camarotti, Marco A. “A Propósito de Diminutivos”, Revista da Anarte nº2 – J. Pessoa - PB, 1985.

Camarotti, Marco A. “Algumas Considerações Acerca da Questão Teatro Amador/Teatro Profissional – I, II, III”, Jornal do Commercio – Recife-PE, 30.06.1985/07.07.1985/14.07.1985.

Camarotti, Marco A. “Animation, Affirmation, Anarchy: Folk Performance in Brazil”, New Theatre Quartely, vol. XIV, Part 2 (NTQ 54) – Cambridge-Inglaterra, 1998.

Camarotti, Marco A. “Arte-Educador e Organização Política”, Informativo Moderno Cultural,

nº 4 – Recife-PE, Novembro/1985.

Camarotti, Marco A. “E o Trágico Fez-se o Cômico: A Farsa no Teatro de Nelson Rodrigues”,

Investigações/PPGL-UFPE, vol.8 – Recife-PE.

Camarotti, Marco A. “Moliére no Contexto do Teatro Clássico Francês”, Investigações/PPGL-UFPE, vol.10 – Recife-PE, 1999.

Camarotti, Marco A. “O Arte-Educador e a Escola”, Revista Arte Comunicação/UFPE, vol. 1, nº4 – Recife-PE 1997.

Camarotti, Marco A. “O Que Há com o Teatro Infantil?”, Jornal do Commercio – Recife-PE, em 28.07.1985.

Camarotti, Marco A. “O Realismo Mágico em” El Reino de Este Mundo “, Caderno Omega/ UFRPE, vol. 1- Recife-PE, 1985”.

Camarotti, Marco A. “Produção Cultural de Pernambuco: O Começo de um Novo Momento”, Jornal do Commercio – Recife-PE, em 23.06.1985.

Camarotti, Marco A. “Razões e Objetivos de uma Experiência de Teatro Infantil”, Revista da Anarte nº1 – João Pessoa-PB, 1984.

Camarotti, Marco A. “Teatro Infantil: com ou para Crianças?”, Revista Arte Comunicação/

UFPE, vol.1, nº5-6 – Recife, 1998/1999.

Camarotti, Marco A. “A adequação da linguagem no teatro infantil” (pesquisa).

Camarotti, Marco A. “A encenação do drama circense” (pesquisa).

Camarotti, Marco A. “Natureza, origens e relevância do teatro do povo do nordeste” (pesquisa).

Camarotti, Marco A.Pátio da fantasia: Uma experiência de teatro com crianças deficientes visuais, auditivas, mentais e crianças hospitalizadas” (pesquisa).

Gouveia, Ana Elizabete. “Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra de Daniel Santiago” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Guerra, Fernando. “Alguns Aspectos da Arte Contemporânea” , Recife, Editora Universitária da UFPE, 1995.

Guerra, Fernando. “A Respeito do Nosso Patrimônio Histórico-Cultural” , Revista da SBPC, nº 41, fevereiro, 1989.

Guerra, Fernando. “O Barroco na Matriz de Antonio Dias. MG”, Recife, J. do Commercio, 1991.

Guerra, Fernando. “A Restauração dos Guararapes” , Recife, J. do Commercio, 1991.

Guerra, Fernando. “Subdesenvolvimento Cultural” , Recife, J. do Commercio, 1991.

Guerra, Fernando. “Olinda Barroca e Romântica”, Recife, Diário de Pernambuco, 1992.

Guerra, Fernando. “Perspectiva Cultural” , Recife, Jornal do Commercio, 1993.

Guerra, Fernando. “Dubrovnik: um patrimônio sob fogo cerrado”, Recife, J.do Commercio, 1993.

Guerra, Fernando. “A preservação de Casa Forte” , Recife, Jornal do Commercio, 1995.

Guerra, Fernando. “Patrimônio Depredado” , Recife, Jornal do Commercio, 1997.

Guerra, Fernando. “O nordeste barroco: fundamentos sobre a euforia da reconstrução do século XVIII” (pesquisa), Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Leite, João Denys A . “Teatro Brasileiro: morte apolínea, contradições e probabilidades de ressurreição dionisíaca”, Lisboa, Revista Setepalcos, Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral: Ministério da Cultura de Portugal, vol. 1, nº 1, 1996.

Leite, João Denys A . “De Ubu Rei às Bacantes: uma usina de sonho, razão e paixão” Recife, Revista Arte e Comunicação, Editora Universitária da UFPE, v.1, nº 4, 1997.

Leite, João Denys A . “Deus Danado” (texto teatral). Natal: Bastidores, 1998.

Leite, João Denys A . “Teatro Brasileiro: alguma reflexão, apontamento e muitas notas sobre a parada cultural do ser e não ser” Recife, Revista Arte e Comunicação, Editora Universitária da UFPE, vol. 4/5, nº 6, 1998.

Leite, João Denys A . “O teatro de Joaquim Cardozo: uma engenharia de luz para a

contemporaneidade”, Recife, Suplemento Cultural, Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Ano XII, Agosto, 1997.

Leite, João Denys A . O interior da matéria”, Recife, Catálogo “Relicários” de Sebastião Pedrosa, GCL Gráfica e Editora Ltda, 1998.

Leite, João Denys A .e Britto, J. Muniz. “Arrecife de Desejo” - Rio de Janeiro: Editora Leviatã, 1994.

Leite, João Denys A . e Britto, J. Muniz. “Orf’eus”, Rio de Janeiro, Editora Blocos, 1995.

Leite, João Denys A . “Dia do Desvelamento/Noite de Transfiguração: A força viva do teatro de Joaquim Cardozo” (pesquisa), Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Lisboa, Ana Elizabeth .“Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra de Eudes Mota” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Lima, Marcondes G. “O teatro de bonecos – o riso com instrumento de educação” (monografia), D.T.A , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1989.

Lima, Marcondes G. “ Sobre os espaços de nossa celebração” , Blumenau, Revista O Teatro Transcendente, FURB, nº 6, 1997.

Lima, Marcondes G. “A Bauhaus e o Teatro de Formas Animadas” , Recife, Suplemento Cultural, Companhia Editora de Pernambuco, nº 6, 1994.

Lima, Marcondes G.“Além da Supermarionete”( texto didático),Recife, DTA/ LAC, Universidade Federal de Pernambuco, 1977.

Lombardi, Lúcio C. “Linguagem Teatral – o distanciamento no teatro de Berthold Brecht” (monografia), D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1986.

Martins, Rose Mary A.A produção cultural amadora – uma experiência em Recife” (monografia),

D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988.

Melo, Suely M. Cisneiros.“Cerâmica Popular em Pernambuco” (monografia), D.T.A ,

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988.

Motta, Gilson. “Teatro brasileiro e o teatro português: relações interculturais”. (pesquisa) Teatro brasileiro e teatro português nos anos 40:uma análise comparativa entre o Teatro dos Estudantes do Brasil e o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, Instituto Camões e as Casas de Fronteira e Alorna, 1996.

Motta, Gilson e Chiaradia, Filomena.“Paschoal Carlos Magno: Vida e obra” (pesquisa), Rio de Janeiro, Fundação de Artes Cênicas (FUNDACEN), 2000.

Motta, Gilson. “O que é Trágico? A questão da Arte em Nietzsche” , Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, XII, 168p., 1995.

Motta, Gilson. “Uma análise da criação artística a partir de uma interpretação da noção

Nietzschiana de crueldade” , (pesquisa) Rio de Janeiro, IFCS/UFRJ, 2000.

Motta, Gilson. “Criação e crueldade em Nietzsche”, Rio de Janeiro, IN TRAMA (Revista dos Pós-Graduados em Filosofia pela UERJ), nº 8, Inverno, p. 94-111, 1997.

Motta, Gilson . “Teatro dos Estudantes do Brasil (TEB) e o Teatro dos Estudantes daUniversidade

de Coimbra (TEUC): Aspectos da modernização do teatro em Portugal e no Brasil” , Rio de Janeiro, IN CONVERGÊNCIA LUSÍADA, Revista do Real Gabinete Português de Leitura, nº 16, p. 127-138, 1999.

Nino, Mª do Carmo “Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra do Grupo Camelo” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Distel – a construção de uma obra com estrutura em abismo” (pesquisa),

D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Interface entre Gravura e Fotografia Digital” (pesquisa), D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Projeto individual de Pesquisa Plástica: Pontos de Encontro em um Espaço Virtual: carrefours foto/info gráficos” (pesquisa), D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Nino, Mª do Carmo. “Processos de Distanciamento – nas Artes Plásticas Contemporânea” (pesquisa), D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Pedra, Helena (org.) vários autores.“Subsídios para a organização da prática pedagógica nas escolas – Educação Artística”, Recife, 1ª Edição, SECE, 1992.

Pedra, Helena “IAC, uma intervenção no Recife Antigo”. Revista Conselho de Políticas Culturais Municipais para o Mercosul, Porto Alegre, 1995.

Pedra, Helena e Campos, Célia M. “Verão no Campus: um projeto interativo”, Lisboa, RILP, Associação das Universidades de Língua Portuguesa, 1996

Pedra, Helena. “A história da dança para crianças” (monografia), D.T.A ,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1986.

Pedra, Helena. (orientadora), “Galeria Vicente do Rego Monteiro: Uma Proposta Plural” (monografia), de Santuzza Bandeira, Recife, Fundação Joaquim Nabuco e UFPE,1998.

Pedra, Helena. (orientadora), “Maracatu de Baque Solto: Uma Política de Ação Cultural” (monografia), de Damiana Crivellare, Maria da Graças Lins, Zélia Maria Mendes, Recife, Fundação Joaquim Nabuco e UFPE,1998.

Pedra, Helena. (orientadora) “Kultura Brazyl: Uma Revista Em Comunicação Permanente e Plural” (monografia), de Ivana Maria de Moura, Fundação Joaquim Nabuco e UFPE Recife, 1998.

Pedra, Helena. (orientadora) “Oficinas de Montagem, Núcleos Formadores de um Teatro Contemporâneo” (monografia), João Luis de Moura, Marcos Vinícius de Pinho, Recife,Fundação Joaquim Nabuco e UFPE, 1998.

Pedra, Helena “Cidadania Cultural: nichos na pós-modernidade”, artigo publicado na WEB, Mercocultura, Recife, em 10.6.2000;

Pedra, Helena “Cidadania Cultural: desafios no governo petista”, Folha PE, Recife, dez 2000;

Pedra, Helena , Subsídios a política Cultural”, texto didático,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra , Helena “Ciência da política Cultural”, ”, texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Sistemas de Produção Cultural”, texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Avaliação do Projeto Cultural” , texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra ,Helena “Ação Cultural: historicidade”, texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Política Cultural e Pos-modernidade” , texto didático, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Cidadania Cultural” ”, texto didático , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000;

Pedra, Helena “Arte Pública”, texto didático , Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.

Pedra, Helena “Cultura e Ensino: uma práxis em Artes Plásticas, Universidade federal de Pernambuco, 2001

Pedrosa, Sebastião G. “Introduzindo artistas pernambucanos nas escolas de ensino fundamental e médio: A obra de Roberto Lúcio” (pesquisa), Recife, D.T.A., Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Pedrosa, Sebastião G. “Consolidação do Laboratório Oficina Guaianases de Gravura” (pesquisa), Recife, D.T.A, Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Pedrosa, Sebastião G. “The Influence of English Art Education upon Brazilian art Education, from 1941”; tese de doutorado realizado na University of Central England in Birmingham, Inglaterra, 1993.

Pedrosa, Sebastião G.A Noção de Memória como Reconstrutora de Poéticas Visuais”, Recife XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário; Departamento de Antropologia da UFPE. Outubro de 2000.

Silva, Walter F. “Introdução a Iluminação Cênica” (monografia), Recife, D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco,1986.

Vasconcelos, Rosa M. B. “Rendas de agulha – rendas de bilro” (monografia), Recife, D.T.A.,Universidade Federal de Pernambuco, 1988.

domingo

EXTENSÃO

“Ato Sem Palavras” de Samuel Beckett, performance teatral. Atores de Licenciatura de Artes Cênicas da UFPE.
Local: CEC- Nazaré da Mata (2004 ). Realização: PROMATA



Cursos - Serviços - Projetos e Convênios


Cursos Livres


INICIAÇÃO AO DESENHO
Marcelo Bezerra
Sinopse: Desenho em carvão, linha, composição, estudos das proporções
e perspectivas, aspectos físicos da luz, visitas à museus, galerias de arte,
exposições e atelier de artistas.

INICIAÇÃO A PINTURA
Marcelo Bezerra
Sinopse: Estimular e monitorar a atividade criadora, desenvolver
a sensibilidade artística, apresentar diferentes formas de expressão
artística, técnicas da pintura à óleo. Apresentação de um trabalho sobre
história da arte.

INICIAÇÃO AO DESENHO
Sérgio Birukof
Sinopse: Formar a conhecimento básico do desenho figurativo.
Modelo observação. Composição com o ambiente. Expressão artística.

MODELAGEM EM ARGILA
Suely Sisneiros
Sinopse: Técnicas de modelagem em argila, queima em forno de lenha,
uso do forno alternativo para argila, importância da cerâmica na arte contemporânea.

PINTURA
Sinopse: Dar oportunidade à comunidade de iniciar o estudo
da arte de pintar, desenvolvendo atividades artísticas, como também
os valores estéticos e expressivos indispensáveis à sensibilidade diante
da imaginação criadora.

PINTURA
Birukof
Sinopse: Orientação teórica, técnica e prática da pintura.
Técnica de pintura à óleo, cores, estudo do claro/escuro, natureza morta,
execução de diversas técnicas de pintura.

PINTURA
Sérgio Birukof
Sinopse: Orientação teórica técnica e prática do desenho e da pintura.
Observação e pesquisa coletiva de desenhos, pinturas e fotos. Incentivar pesquisa alternativa, desenvolvimento individual e criação de estilos na formação de artistas plásticos.


TÉCNICAS DE TEATRO: COMO CRIAR ESQUETES TEATRAIS
Profº Marcone Bispo (formado em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE)
Sinopse: técnicas de teatro como recurso metodológico,
processos de criação da cena teatral, elementos da interpretação,
construção de cenas e da cenografia , figurino, sonoplastia e iluminação,
dirigido a professores de teatro, atores, estudantes e profissionais de áreas afins.


Serviços

Restauração de Gravuras
Treinamento na formação de tipógrafo
Restauração de vitrais
Treinamento na formação de grupos de teatro de bonecos
Empréstimos de figurino para Teatro
Treinamento de Professores de Artes
Consultoria em Arte-Educação
Treinamento de Agentes Culturais
Assessoria a formação de grupos de teatro
Assessoria em Montagem de Exposição de Artes Plásticas
Consultoria em Arte-Educação
Elaboração de provas


PROJETOS E CONVÊNIOS


MUSEU DO MUNDO: O Museu do Mundo - equipamento móvel criado para projeção de vídeos de museus de arte, antropologia, ciências naturais, documentários relacionados às culturas locais e de outros países. O objetivo é proporcionar a cidade um conceito de museu capaz de aproximar diferentes públicos. Utiliza-se de tecnologias atuais, acervos e registros vídeográficos, o museu itinerante mostra ao público a presença material de civilizações existentes no planeta, suas formas de vida , expressões e os valores estéticos e culturais que se refletem no entorno do humano e do urbano.O museu conclui um conjunto de intervenções que se iniciou com a realização do Curso de Formação de Agentes Culturais, a Praça do Marco Zero e o Parque de Esculturas de Francisco Brennand. Após a temporada no Terminal Marítimo, Bairro do Recife, o Museu do Mundo inicia temporada no Campus Universitário (2002) instalado no Centro de Convenções da UFPE, sob a coordenação do Departamento de Teoria da Arte. Convênio: MINC, Comitê Eu Vi o Mundo e FADE/UFPE.

FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS : Formação de 50 (cinqüenta) agentes culturais/2000 – para atuar no Projeto Eu Vi o Mundo, no Bairro do Recife Antigo. Curso composto de três módulos: Observatório da Arte, Observatório da Imagem e Observatório do Som, com a participação de 16 palestrantes entre artistas, professores e profissionais da cultura. As palestras foram realizadas nos locais de trabalho de cada palestrante: museus, cinemas, teatros, atelier, oficina, laboratórios, edificações históricas, sítios, igrejas, terreiros de umbanda, centros de cultura popular, entre outros locais visitados. Convênio Departamento de Teoria da Arte/ Fundação de Desenvolvimento da UFPE/ Prefeitura da Cidade do Recife/ Comitê Eu vi o mundo...Ele começava no Recife. Patrocínio: MEC - 2000

PECI – PROGRAMA ENSINO E CULTURA INTEGRALIZADOS : A finalidade do PECI é a de complementar a formação do estudante de arte integrando o conhecimento acadêmico, científico a produção cultural. A atividade principal do PECI é o estagio orientado preparando o estudante para o mercado de trabalho. Nas ações do programa são vivenciados projetos fundamentados na política cultural: sistemas (produção – circulação - uso) administração, marketing e economia cultural. Departamento de Teoria da Arte / Pró-Reitoria de Extensão.

OFICINAS CULTURAIS : Projetos especiais são oferecidos sob supervisão , acompanhamento e documentação , a exemplo do “Tramp Art – Artes Plásticas Aplicadas ao Móvel e ao Objeto em Desuso -1 e 2” - Oficinas experimentais de reaproveitamento de móveis em desuso garimpados em depósitos da UFPE) e de “ Design e Montagem De Exposição De Artes Plásticas – 1 E 2 “ - Oficinas de capacitação de pessoal técnico de produção e montagem de exposição – Aberto a comunidade em geral – Promoção do Departamento de Artes ,através do PECI - 1999/2000

OFICINA GUAIANASES

LABORATÓRIO OFICINA GUAIANASES DE GRAVURA (LOGG)


José Alves Moura

João Câmara

Inalda Xavier

Humberto Carneiro

A Oficina Guaianases surgiu em 1974 por iniciativa de um grupo de artistas liderado por João Câmara. Como impressores, colaboraram Alberto e Hélio Soares. Um acervo com mais de 1000 gravuras foi construído ao longo de seus 21 anos, hoje, depositado na Biblioteca Joaquim Cardoso. Cursos de Litogravura endereçados ao público foram ministrados por João Câmara e Delano. Foi criada uma Galeria permanente de gravura, na Ribeira.

Diante de dificuldades e crise administrativa, em Janeiro de 1995, em assembléia geral com todos os membros convocados por edital, a Guianases foi dissolvida, passando sua gerência ao Departamento de Teoria da Arte da UFPE.

No novo endereço, a Guaianases é chamada de Laboratório Oficina Guianases de Gravura (LOGG) e ampliada nas suas atividades, devendo atender: Cursos de Graduação; Atividades de Extensão; Atividades de Pesquisa e Projetos Especiais. Para inaugurar a nova etapa, foi realizado um workshop sobre ‘Litogravura à Seco" por Bernadete Panek, em março de 1995, em colaboração com o Museu da Gravura de Curitiba e o Consulado Americano do Recife.

ATIVIDADES DE GRADUAÇÃO

Disciplina :

Gravura I - 1º Semeste, 1995
Gravura II- 2º Semestre, 1995
Gravura I - 1º Semestre, 1996
Gravura II- 2º Semestre 1996
Gravura I - 1º Semeste, 1997
Gravura II- 2º Semestre, 1997

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Cursos :

"Uma Introdução às Técnicas de Gravura" - Sérgio Canuto - Agosto/Dezembro 1995:
"Iniciação às Técnicas de Gravura"
- Ana Lisboa - Outubro/Dezembro 1997:
Worshops: Junho. 1995: Por ocasião do 5º Congresso Nacional de Design:
"Litogravura à Seco"
- por Bernadete Panek, Março. 1995.
"Oficina Litografia
" – por Maria Rita;
" Oficina de Xilogravura" – por Lourenço Ypiranga ;
"Oficina de Monotipia"- por Sebastião Gomes Pedrosa

EXPOSIÇÕES REALIZADAS:

"Impressões Amazônicas" - Exposição itinerante de 24 litogravuras de José de Barros
Maio/junho 1995: Galeria V. do Rego Monteiro; Hall do CAC Núcleo Arte Contemporânea,
UFPB - João Pessoa.

"O Nu na Gravura" - Gravuras do Acervo - Setembro de 1995: Hall do CAC.
"Gravura Experimental" Mostra dos alunos da Graduação em Educação Artística; Hall do CAC - Novembro 1995.

"Cinco Gravadores da Guaianases" - Dezembro.1995 - Inauguração do Museu das Idéias – UFPE, R. do Hospício

"Litogravuras de Maria Tomazelli" - Abril de 1996: Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB.

"4ª Mostra de Artes e Comunicação" - Novembro de 1996; gravuras dos alunos de Graduação em Educação Artística "Construindo o Círculo" - Exposição Comemorativa dos 50 anos da UFPE; produção de todos que frequentaram o LOGG durante o último ano de atividades (litogravuras; xilo- gravuras; metal; cologravuras; monotipias). Hall do CAC.

SERVIÇOS

Atendimento a Artistas

1. José de Moura - Edição de 01 litogravura, Março/Abril 1996:
2. José Patrício - Edição de 04 litogravuras, Maio/Agosto 1996:
3. Marassane - Edição de 05 gravuras em metal, Abril /Junho 1997:

Artistas Visitantes:

1. Renato Valle - em Projeto Dumaresq; 12 litogravuras, Março/Dezembro 1997
2. Ana Lisboa - em Projeto Contra-Ponto (UFPE/ Fundação Joaquim Nabuco) litogravuras e gravuras em metal, Maio/Dezembro 1997


Atividades Programadas

Curso de Formação do Litógrafo- Previsto para 08 vagas, com o objetivo de habilitar jovens em técnicas de gravura e de confecção de materiais necessários à litogravura.

Projeto de Litogravura Artistas Convidados - Dez artistas da comunidade convidados a produzirem imagens em litogravuras para serem comercializadas em favor do LOGG.

Produção de Brindes -Gravuras avulsas ; Gravuras em álbuns; Cartões de Natal; Cartões fantasia

Implantação Oficina de Papel Artesanal- Com o objetivo de suprir o LOGG com diversidade de papeis. Produção de cartões. Papel como expressão plástica. Criação de uma linha de produção com diversidade de clientela.

Perspectivas do LOGG

  • Contratação de técnico impressor.
  • Implantação da Oficina de Serigrafia.
  • Intercâmbio com artistas e gravadores do circuito nacional e internacional.
  • Contatos com oficinas de gravura nacionais e internacionais.
  • Consolidar projetos com artistas visitantes.
  • Criar programas de pesquisa e divulgação.
  • Criar programas de comercialização da gravura.
  • Ampliar a oferta de cursos de extensão em Gravura.
  • Reorganização do acervo
  • Promover exposições de âmbito local e nacional.

COORDENADOR

Prof. Dr. Sebastião Pedrosa - Fone/Fax - Fax: 81- 271.8577